Historinha  da Arte

Projeto que introduz a História da Arte, incluindo a brasileira, para crianças e famílias e aficcionados. Sessões presenciais ou virtuais. Conheça a seguir 7 assuntos populares nos encontros.

Picasso é o máximo

O pintor espanhol Pablo Picasso também foi escultor, dramaturgo, escritor e ceramista. Dentro das Artes Visuais, experimentou com diversas técnicas e temas, sempre rompendo com antigos padrões e dialogando com os mais diversos movimentos da Modernidade. No entanto, é mais comumente relacionado ao Cubismo. O vibrante quadro "Mulher no Espelho", de 1932, retrata Marie-Théreze Walter, sua esposa na época. Muito mais jovem que Picasso, ele sugere a transição de uma mulher jovem olhando para si mesma, só que mais madura. O tema da transformação está constantemente presente nas obras do artista, seja implícita ou explicitamente.

A pré-história nacional

Yes, nós temos Arte Rupestre! Aqui no país dois lugares com grande concentração de registros pré-históricos são a Serra do Lenheiro (MG), onde a imagem ao lado foi descoberta, e a Serra da Capivara (PI). 

Nesse afresco é possível identificar um lagarto, ou quem sabe um jacaré. Era comum que nossos homens das cavernas pintassem suas superfícies com seres presentes em momentos de interação com a vida animal e vegetal - provavelmente caçando, subindo em árvores ou extraindo madeira.

Salvação ou danação?

No Período Medieval atuou um pintor que elevou a tradicional pintura da época a um nível revolucionário. O holandês Hieronymus Bosch retratou a luta humana para alcançar a salvação - e as consequências desse fracasso - da maneira mais fantástica possível. 

A síntese máxima de toda a sua genialidade está no tríptico "O Jardim das Delícias". Em três partes, ele narra desde a criação de Adão e Eva até uma sádica danação no inferno. A imagem central, no entanto, é a de maior destaque. Ali, homens e mulheres compartilham a cena com animais e plantas sobrenaturais, representando o que seria a ilusão da vida terrena e seus prazeres. 

Alguns historiadores da arte consideram Bosch o primeiro artista surrealista. O fato é que, séculos depois, ele influenciou diretamente ídolos do movimento, como o pintor espanhol Salvador Dalí.

Pop!

Nem só de latinhas sopa Campbell´s, polaroides e celebridades é feito o acervo do ícone da Pop Art Andy Warhol. Em 1983 ele se dedicou a uma série especial sobre animais em perigo de extinção. Tudo, evidentemente, com muita cor. 

Esta zebra parece iluminada em neon - uma ótima sugestão para quem curte a vida noturna. O final de semana está aí!

Estátuas místicas

Embora magnânima, muito da Arte Egípcia simplesmente não era feira para ser visualmente apreciada pelos mortais e sim pelos mortos e pelas deidades. 

As esculturas, por exemplo, eram sempre muito frontais, de modo que as entidades que representavam estivessem bem focadas nos rituais divinos que eram realizados diante, e para, elas. Essas cerimônias incluíam o uso de roupas nobres, flores e incensos perfumados. 

Tais esculturas serviam de conexão entre os espíritos e os vivos.Isso era um luxo que apenas deuses, realeza e a elite poderiam desfrutar. 

Pessoas mais pobres realizavam rituais bem menos elaborados por meio de amuletos esculpidos com menor qualidade.Aqui vemos a estátua do faraó Tutmés III, toda feita em basalto.

Musa nórdica

Considerada por alguns como "a Monalisa do Norte", "Moça com Brinco de Pérola" é a obra mais conhecida do pintor barroco holandês Johannes Vermeer. Muitos elementos fazem dela uma obra tão intrigante e especial. 

Em primeiro lugar, trata-se de um retrato onde o sujeito está de lado, olhando para o observador por cima do ombro. A jovem possui um olhar doce, mas ao mesmo tempo perfurante; seus lábios entreabertos foram considerados quase obscenos na época. Reluzentes, eles dialogam com o ponto focal do quadro, que é o brinco de pérola.

Mas como uma moça de aparência humilde, quem sabe serviçal, que usa um turbante exótico, pode dispor de um acessório tão nobre? Esses são alguns dos mistérios do quadro. Talvez na tentativa de dar algum sentido a eles, o diretor britânico Petter Weber filmou o longa homônimo ao quadro, com Scarlett Johansson no papel principal e Colin Firth como Vermeer.

Primeiras imagens  do Brasil

Quais alimentos são a cara do verão? Os tropicais, de preferência! O pintor holandês Albert Eckhout chegou ao Brasil no século XVII justamente para ilustrar as delícias que a nossa terra tinha a oferecer. Afinal, a curiosidade na Europa sobre cada detalhe do nosso país era enorme, e os artistas eram enviados justamente para retratá-los numa época em que não existia máquina fotográfica. 

Esta é uma natureza morta que apresenta cajus, melancia-do-serrado e maracujás, típicos daqui.